Resolução Musical
Indeciso sobre o que pedir ou oferecer este Natal? Escolha um instrumento musical, um que realmente goste, que sempre sonhou tocar. Sozinho ou com um professor, ocupe o seu tempo livre com uma das atividades mais recompensadoras que o ser humano criou.
Por vezes sentimos que a música é um fenómeno místico, que viaja por um meio invisível, agitando emoções intangíveis que desconhecíamos em nós. O músico, profeta do meio sonoro, é alguém com um dom recebido à nascença, capaz de apaziguar ou agitar os ânimos com gestos precisos e coordenados.
Tal como o ser humano, que surge aparentemente do nada, a partir de duas simples células, todas as nossas capacidades surgem de uma simples ideia, uma vontade. O som de um instrumento é produzido por um mecanismo simples, o cérebro e o corpo são elementos plásticos à mercê das nossas ordens, a música é um fenómeno de relações matemáticas elementares, ao alcance de todos.
Tudo começa com uma intenção: A vontade de aprender a tocar um instrumento; com uma ação: ‘Pai, quero tocar guitarra’, ‘Vou inscrever‐me n'Os Músicos – Academia de Música de Miraflores’; com um compromisso: Investir num instrumento que será o nosso veículo. A partir daí, nota a nota, é crer para ver. Mantendo‐nos focados e pacientes, a música inevitavelmente chegará.
E com ela surge um novo universo de conceitos e ideias. De repente, o nevoeiro dissipa‐se e apercebemo‐nos da pureza e simplicidade da composição musical, das relações entre os sons e, principalmente, da descoberta de uma capacidade que julgávamos inalcançável.
Produzir um som é fácil. Dois sons, também. Três sons, é música. Bom 2020.
Diogo Chaves